sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Bolívia e seus encantos.. parte I

Acredite ou não, mas Bolívia, pra mim, foi o ponto alto da viagem (apesar do perrengue)!

Saimos de Cusco 22h30, e chegamos em Copacabana de manhã cedo. Passamos a madrugada toda no ônibus, mas foi super confortável. E como estava relativamente vazio, cada uma ficou com duas poltronas para se esticar.
A empresa que usamos para ir foi a Titicaca. Super indico. O ônibus limpo, bonito, de dois andares, com banheiro, só que sem aquecedor. Então usamos todas as roupas que podiamos para passar a noite. Estava congelante...

Assim que chegamos em Copacabana, colocamos nossos mochilões e fomos procurar uma agência que vendia ticket do barco para a Ilha do Sol. Compramos o ticket por 20 bolivianos (sim, a moeda deles se chama "bolivianos", você se acostuma kkk).

Aproveitamos que a senhora da agência foi simpática, e já pesquisamos o valor do ônibus para Uyuni. Acabamos comprando com ela também o ticket do ônibus de Copacabana para La Paz, e de La Paz para Uyuni. Tudo saiu por 175 bolivianos.
Apesar de não ter dado nada errado, não gostamos do ônibus. Principalmente o de La Paz para Uyuni. Foi 10h de viagem, a minha poltrona não deitava (a minha e de algumas pessoas), o cobertor disponível era fedido, e o banheiro não podia usar. Eles paravam de tempo em tempo para os passageiros irem ao "banheiro natural". Estava muito frio, eu não tive coragem de tirar a calça, estava muito escuro, e éramos 2 mulheres sozinhas, então não arriscamos.
Por via das dúvidas, usem a Titicaca novamente para fazer essa viagem. A gente se arrependeu...

Bom, voltando a Copacabana: a viagem de barco de Copacabana para a Ilha do Sol é de mais ou menos 1h. E tem somente dois horários: 08h30 e 13h30. Pegamos o das 13h30.
A ideia inicial era ficar 3 dias na Ilha do Sol, mas foi impossível.

A vista em direção a Ilha do Sol. 
Tem pessoas que ficam sentadas em cima do barco (super seguro), só que no meio do caminho se arrependem, mas daí não podem descer!

Chegando na Ilha do Sol nós deparamos com uma escadaria gigante. Eu já sabia que ia ter essas escadas, mas não esperava que fosse como foi. Super cansativo por causa da altitude + mochilão. Por mais atlético que você seja, é muito cansativo pela altitude (e o peso do mochilão). Você sobe 5 minutos sem parar e tá sem ar como se tivesse corrido uma maratona.

Parece inofensiva, mas não é!

Nosso primeiro erro: pensar que conseguiríamos ficar 3 dias na Ilha do Sol, longe de tudo, sem internet, sem banho quente (só morninho), e com comida e bebida o dobro do preço.
Segundo erro: não ter deixado o mochilão em Copacabana, e levado só uma mochilinha pequena para passar uma noite lá.

Então, minha dica é essa: Vale muito a pena conhecer a Ilha do Sol. Então reserve um hostel em Copacabana, deixe o mochilão lá, pega o primeiro barco (o das 8h30) com uma mochila pequena passar uma noite na Ilha do Sol, faz as trilhas e explore a Ilha, dorme lá e no dia seguinte volta pra Copacabana. 

Enfim, depois de muito tempo, chegamos lá no topo. Nosso hostel na Ilha do Sol era o Hi Inka Pacha, apesar de super recomendado em blogs de viagem, eu e minha amiga não gostamos. 
Primeiro: a senhora que teoricamente deveria ser a recepcionista não sabia de nada.
Segundo: nós reservamos 3 noites pelo HostelWorld, mas chegando lá, a senhora disse que era só uma noite que a gente tinha reservado. Enfim, conversamos com ela e tinha disponibilidade para mais 2 noites, mas depois eu e minha amiga conversamos e decidimos que não íamos aguentar 3 dias lá, e ficamos só com a reserva já feita mesmo.
Não sei se foi erro do HostelWorld ou da senhora, mas sempre usei o HostelWorld pras viagens na Europa e nunca me deu problema!
Terceiro: Sem aquecedor no hostel inteiro. E lá é incrivelmente frio.

Depois de se instalar em um quarto duplo por 77 bolivianos, a única parte boa:

A vista do nosso quarto!!! 
Tinha que ter alguma coisa boa ser quase o último hostel da Ilha do Sol.

Andando pela Ilha do Sol.
Cada lugar que você olha, é uma paisagem linda!

Depois de subir todos esses lances de escada, mais uma estrada que parecia infinita, estávamos louca por um banho, mas não tinha banho quente ainda, só ia ter depois das 18h. Conforme foi anoitecendo foi ficando mais e mais frio. Quando entrei no banho, era aquele banho morno + pro gelado, sabe? Eu tomei banho batendo queixo, mas impossível enforcar o banho depois de todo aquele "exercício".

Nenhum hostel na Ilha do Sol é barato, e nenhum é ótimo. Eu até entendo o preço, é muito cansativo ter que ir até Copacabana fazer compras, e depois subir tudo aquilo com peso (se bem que eles usam burros para carregar as coisas, mas mesmo assim, tem que ter alguém para subir com os burros). 

A ideia de ficar 3 dias na Ilha do Sol, era explorar o lado sul e norte da Ilha. Mas ao chegar lá, eu e minha amiga só queríamos ir embora. Dormimos uma noite lá, vimos a paisagem em volta do Hostel, jantamos no hostel, e deu. 
No dia seguinte tomamos café da manhã (muito bom, mas bem carinho), e fomos embora no primeiro horário. Pra descer foi muito mais fácil, é só seguir uma trilha. Nem pegamos a maldita escada que citei antes. 

Chegando em Copacabana, fomos procurar um hostel para ficar. Achamos um quarto duplo, com banheiro privativo por 40 bolivianos, chamado Hostel Sofia (não tem site, mas é muito fácil de achar.. é só seguir na rua principal em direção ao lago Titicaca, fica a esquerda). Os hostels de Copacabana não tem wifi 24h/dia. Esse hostel por exemplo, tinha wifi das 16h às 22h somente. Ah, e nenhum tem café da manhã incluso.

Comer na Bolivia é complicado, então andando pela rua principal de Copacabana, conhecemos uma brasileira que estava lá há uns dias trabalhando em um restaurante/hostel. O nome do restaurante é Sabor Latino, e ficava quase ao lado do nosso hostel. Experimentamos a pizza (melhor que já comi na viagem) e tomamos café da manhã lá também.

Em Copa não tem muito o que fazer. Comemos, mandamos lavar algumas roupa, e fomos em um bar que fica na beira do lago Titicaca. Esse bar (que não lembro o nome, é a esquerda no final da rua priuncipal) tem dois andares, e o segundo andar é um terraço para as pessoas verem o pôr do sol. Lindíssimo!!
Nós não comemos nada desse bar, só tomamos a cerveja Judas. Muito boa!




O pôr do sol. Sem palavras!!


Nos despedimos de Copacabana. Ficamos ao todo 3 dias lá (não precisa mais que isso, juro).

No dia seguinte iriamos enfrentar uma jornada de horas até chegar no Uyuni.
O ponto alto da viagem!!!

Falarei dele no próximo post!




Nenhum comentário:

Postar um comentário