segunda-feira, 25 de novembro de 2013

1 ano no Brasil



Ontem (24/11) fez um ano que deixei Londres!! Um ano que deixei a metade do meu coração lá e voltei pros braços do meu amado país.
Confesso que no início tirei de letra. Era muita saudade acumulada da família, dos amigos, do verão brasileiro. 
Não entendia porque as pessoas sentiam "depressão pós-Londres". Tenho alguns amigos que sentiram, e alguns ainda sentem e sonham voltar pra Londres, e outros que moraram em Londres também, adoraram, mas não trocariam o Brasil por nada nesse mundo.
Daí com o passar do tempo, vendo como tudo é tão caro aqui no Brasil começou a dar saudade! Saudade das compras na H&M, Primark.. Até as lojas de marca como GAP, Victoria Secret, Mac e Accessorize.. As coisas são mais baratas, e é tudo tão fácil e prático!
Ir nas farmácias e comprar tanto remédio, quanto produtinhos de beleza e maquiagem baratinho!

Enfim, daí vim pro Rio. Me apaixonar pela cidade!
Confesso que as vezes bate maior saudade de Londres, do frio (isso que eu amo verão), do fato de escurecer cedo, de ver as luzes de natal e me vestir com cachecol, casacão e luvas. Tudo que sempre sonhei vendo os filmes americanos e britânicos.
Ou quando eu vejo os amigos que ficaram lá fazendo as viagens que faltou eu fazer, e me dá aquela vontade de pegar meu passaporte, uma mala, uma graninha e ir de novo. 
Mas eu acho que meu tempo passou. Foi bom enquanto durou, e vou sempre lembrar com carinho das pessoas e dos lugares que conheci.
Estou numa nova fase. Uma fase de crescimento, de voltar a estudar, de fixar minha vida. Quero conhecer o Brasil, que é lindo também.

Londres tem suas facilidades, mas tem suas dificuldades também. É muito difícil (mas não impossível) de conseguir um emprego na área que tu é formada. A maioria dos brasileiros trabalham como garçons, bartenders, de cleaner, ou de auxiliar de cabeleireiro (meu caso). Todos esses são empregos dignos como qualquer outro. Mas geralmente quem tem condições de ir pra Europa não precisa trabalhar nessas funções aqui no Brasil.

Minha prima mora lá há 13 anos, e no início trabalhou em coffee shop. Mas se empenhou, estudou e arranjou um emprego numa empresa boa, e trabalha na área dela lá. Mas pra isso precisou fazer muitas entrevistas e mostrar porque ela era a melhor opção, e não um britânico, por exemplo.

Outra dificuldade que Londres tem é de tu conseguir morar num apartamento só teu. Lá os imóveis são carésimos. E ninguém quer ficar morando com várias pessoas pra sempre, não é mesmo?

Eu morei com 15 pessoas de diferentes lugares. Dividia o quarto com duas amigas. Cada um com seus horários e suas manias. Fiz isso por 1 ano e meio, quase. Ninguém quer isso pra sempre na sua vida. Um quarto single é mais caro, e mesmo assim tens que dividir o resto da casa com pessoas que tu nunca viu na tua vida.

Tenho alguns conhecidos conseguiram alugar kitnet e apartamento de um quarto. Mas não é uma questão fácil.

Quem sabe eu volto a passeio pra lá?? Fazer as viagens que ainda não fiz!?

Tudo tem seu tempo!

Hoje quero ficar aqui! Mas sempre vou amar Londres e o tempo mágico que passei lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário