sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

A arte de morar sozinho!

Até agosto de 2011 eu morei com meus pais, e sempre sonhei em morar sozinha! Achava que era super fácil e que minha vida melhoraria drasticamente! Não é bem assim...
É bom morar sem os pais? Sim, é ótimo! Sinto falta deles? Sim, muito.



Primeiro fui morar "sozinha" em Londres. Digo sozinha entre aspas porque na verdade eu dividia o quarto com uma amiga, e a casa com mais umas 10 pessoas!
Depois me mudei lá ainda, mas continuei dividindo quarto com outras pessoas que viraram amigas, e morando com mais várias pessoas!
Depois vim pro Rio!
Sempre morei com mais gente, mas era sem meus pais, sem minha cachorra, sem minha irmã na casa quase do lado, sem meus sobrinhos pra eu pentelhar, sem a empregada pra fazer comida e lavar minha roupa!

Aprendi muito, cresci muito.

Lição n° 1: Comer direito.
Tu passa a perceber que não dá pra comer congelados e fast food todos os dias, e tem que aprender (ou no meu caso deixar a preguiça de lado) e fazer sua própria comida!
Nos primeiros meses comia só pizza, congelados e fast food, ainda mais em Londres que era tudo muito barato... Daí parei a pensei: onde vou chegar comendo todas essas porcarias? Comecei a lembrar de tudo que mãe me falava e comecei a me alimentar melhor e fazer exercícios de vez em quando!
Óbvio que não deixei de comer minhas porcarias de vez em quando, nem parei de tomar cerveja, que eu adoro. Prefiro ser feliz do que magérrima!

Lição nº 2: Aprender a conviver
Eu tenho 4 irmãos, mas morei somente com 1 durante os 8 primeiros anos da minha vida. Depois eu era praticamente filha única. Quarto só pra mim.. Apagava e acendia as luzes a hora que eu queria, fazia o barulho que fosse..
Morando com outras pessoas no mesmo quarto tem esses problemas: cada um tem o seu horário, suas manias e sua bagunça.
Agora se tu não divide quarto e nem apartamento, daí sim é a glória! Sem se preocupar com a louça suja que a outra pessoa deixou há dias na pia, ou a roupa que tá há uma semana secando no varal, ou se só tem um banheiro na casa e vocês têm o mesmo horário... =/

Lição nº 3: Dar valor ao seu dinheiro
Morando com os pais o teu dinheiro é teu e pronto. Alguns pais pedem ajuda com alguma coisa e tal, mas mesmo assim o que resta é só teu.
Morar sozinho tem que pagar aluguel, fazer supermercado, pagar as contas e assumir responsabilidade de  sustentar as saidinhas até receber o próximo salário.
Óbvio que tem pais que ajudam os filhos. Não é porque tu foi morar sozinho que deixou de ser filho, não é? Mas cabe o filho ter consciência de que essa escolha foi dele, e tentar pedir o mínimo de dinheiro possível. Até porque se tu for "morar sozinho" mas teus pais pagam tudo, então tu não é dono do teu próprio nariz ainda, e o plano de ser independente falha.

Lição nº 4: Aprender a lavar roupa
Engano seu que pensa que é só colocar tudo na máquina de lavar, colocar sabão e amaciante e pronto. Algumas peças de roupa, sim!!
Mas e aquelas roupas brancas malditas que tem que deixar de molho? Eu juro, eu tenho um hobby branco que já lavei várias vezes na máquina e sempre ficava umas manchas amareladas, outras de marca do óleo da máquina (máquina velha né? rs). Minha irmã quando veio pra cá em setembro deixou de molho pra mim e lavou. Ele tá branquíssimo! Inacrê!!!!!

 Lição nº 5: Fazer supermercado
O lado bom de fazer as tuas próprias compras, é que tu acaba comprando somente as coisas que tu gosta, as vezes até umas besteirinhas pra aqueles dias que bate aquela vontade!
Mas quando acaba o leite ou o papel higiênico a culpa é somente tua que esqueceu de comprar! =(

Lição nº 6: Faxina é necessário
Tu passa a dar valor pra empregada da casa da tua mãe, ou até pra mãe que fazia praticamente tudo e tu só ajudava. Eu era muito preguiçosa, minha mãe tinha que brigar comigo pra eu entrar na faxina. As vezes eu até tava com vontade, mas logo passava, fazer o quê? hehehe
Agora morando sozinho, ou tu limpa a casa ou morre espirrando por causa da rinite (meu caso). Ou tu limpa a geladeira, ou aquele cheiro desagradável invade a cozinha.
O ruim é quando tu divide o quarto e as outras coleguinhas não são muito adeptas a limpeza. Daí é fogo. Só uma pessoa sempre limpando o quarto não dá!

Enfim, tem inúmeras coisas que posso citar aqui que aprendi morando "sozinha". E isso é maravilhoso, tu se sente melhor, é uma etapa vencida, amadurece muito.
Confesso que é muito difícil não ter a minha família por perto, já que moro em outro estado. Mas isso também faz parte do meu amadurecimento!
É difícil ficar doente, e não ter a tua mãe pra te comprar remédio, e teu pai pra te levar no médico de carro! Tu tem que ir sozinha (ou acompanhada de amigos/namorado), e de ônibus ainda. hehe




Menos mal que moro numa cidade turística, então sempre tem amigos e familiares vindo passar as férias, e então dá pra matar um pouco a saudade! E no caso de irmã e pais, ainda ganhar uns presentinhos e me ensinar a tirar mancha daquela roupa branca.. hehehe

Essa é a arte de morar sozinha!! Não é tão fácil quanto parece.. Mas é bom! Vai entender? hehe



Nenhum comentário:

Postar um comentário